F8A Radar de Investimentos - SETEMBRO/2021

Radar de Investimentos - Setembro/2021

Agosto foi o mês do descolamento do mercado de capitais brasileiro em relação a outras economias. Cada vez fica mais claro para o investidor que o Brasil possui sérios problemas e que justificam o chamado “desconto” em relação a outras economias. Os ajustes nas expectativas foram significantes e na direção contrária ao observado em grande parte do mundo.

 

O mau humor do mercado pode ser explicado por fatores absolutamente domésticos, com destaque para a crise política instalada entre os poderes da república e que tem desperdiçado muito tempo das autoridades, gerando ruídos e contaminando a confiança dos agentes econômicos.

 No mercado local, os principais índices de referência do mercado de renda variável apresentaram resultados bastante negativos nas estratégias de investimentos tradicionalmente utilizadas pelos investidores locais. O desempenho dos Índices Global BDRx, MSCI World e S&P500 em R$ foram positivos e relevantes/turbinadas, impactados pela desvalorização do Real em relação ao Dólar e desempenho positivo das bolsas americanas.

 Referente ao desempenho das estratégias de investimento em renda fixa local, a estratégia pré-fixada apresentou retorno negativo nos prazos médios e longos de maturação (IRF-M e IRF-M1+) e retorno positivo no prazo de 1 ano (IRF-M1). As estratégias de investimentos pós-fixada e indexadas à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA apresentaram retornos positivos no prazo de duração até 5 anos (IMA-B5) e negativos nos prazos superiores (IMA-B e IMA-B5+).

 

Confira em F8A Radar de Investimentos - Setembro/2021