Calendário de Obrigações: O bom ficou melhor

O Calendário de Obrigações, onde as associadas encontram  os seus compromissos legais e normativos ligados às datas de seu vencimento e se mantém há vários anos como o serviço mais demandado pelo quadro associativo entre todos os que a Abrapp oferece sem ônus às entidades, ganha nesse início de 2017 ainda mais razões para se manter nessa condição. Os aprimoramentos estão disponíveis desde o final do ano passado e estão sendo divulgados agora após as primeiras reações positivas, mostrando que as mudanças introduzidas foram apreciadas pelos usuários.

E os usuários são muitos: perto de 2300 são profissionais utilizadores regulares do sistema, ao qual aderiram 224 associadas, número equivalente a 83% do quadro associativo.

São mais de 150 compromissos que devem ser cumpridos pelas associadas ao longo deste ano, em sua maioria com a Previc, Receita Federal e CVM, entre outros órgãos.

Os aprimoramentos, de ordem mais visual, tornaram o serviço, criado em 2009, mais atraente, com o uso de recursos estéticos mais atuais. Mas a verdade é que essa mudança na aparência impacta profundamente a experiência de leitura, tornando-a não apenas mais agradável mas também e principalmente trazendo resultados práticos.
Maior clareza - A leitura ganhou em clareza e, portanto, em rapidez, com as mudanças feitas nos tipos de letras e no seu tamanho, a disposição dos blocos de informações de uma maneira mais lógica, a maior facilidade na rolagem das páginas, menú com tipos maiores e informações mais fortemente associadas às datas de seus vencimentos. E de modo geral o espaço na tela ganhou melhor utilização, com a redução do tamanho do calendário.

Mas esses aprimoramentos mais visuais são apenas os primeiros. É que alterações na estrutura do sistema começam a ser estudadas, dentro da ideia de uma evolução constante.

Ao mesmo tempo em que o Calendário de Obrigações, antes lançada uma nova edição a cada novo ano,  está desde 2016 disponível em um formato em que as associadas podem se associar às obrigações por 3 anos. Com isso, elas têm eliminada boa parte do trabalho que tinham a cada início de exercício para se vincular aos compromissos.

O serviço  vem sendo constantemente aperfeiçoado. Todos os compromissos que estiverem vencendo no prazo dos próximos 7 dias, por exemplo, desde 2015 é algo que vem sendo consolidado em uma única mensagem de alerta via e-mail.  Isso ajudou as associadas a se prepararem com mais antecedência para não deixar de atender qualquer obrigação, além de reduzir a quantidade de mensagens  enviadas pelo sistema.

Junto vieram outras novidades. Até recentemente, para proceder a qualquer alteração no perfil declarado dos usuários autorizados a usar o calendário em sua entidade, o gestor responsável em cada associada pelo uso do sistema precisava fazer uma solicitação via e-mail ao Núcleo Técnico da Abrapp. A partir de 2015 isso passou a ser feito diretamente pela própria entidade, com total autonomia.

E passou a estar disponível também uma nova versão do "Relatório de Estatísticas de Obrigações".  O objetivo do relatório é destacar as quantidades de obrigações que estão sendo controladas e, ao mesmo tempo, se o acompanhamento e atualização do sistema estão sendo realizados.

Resumidamente, o novo relatório fornece números, ajudando a quem deseja perceber melhor as quantidades envolvidas. Enfim, quantas obrigações não foram baixadas pelo usuário da entidade, quantas o foram e, destas todas, quantas no prazo e aquelas após o vencimento. ( Jorge Wahl )